Inserir números de página no Word 2010, a partir de uma determinada página

Publicado: 26 de junho de 2011 em Dicas&Truques do Microsoft Word 2010
Tags:, , ,

Gerar numeração de página após o sumário no Word 2010

Uma das maiores dúvidas que surgem quando estou em treinamento ou workshops, são as inserções de páginas num documento do Word. Veja, não é uma inserção simples, mas daquelas que os usuários fazem no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), quando necessita inserir a numeração a partir da quarta ou quinta folha, ou página melhor dizer. Pois bem, mostrarei como inserir a numeração de página e então customizar para que a numeração começa após o sumário. Vamos lá:

Passo 1: Insira a numeração de página no seu documento. Para isso Para isso, na guia Inserir, clique no comando “Número de Página”.  Escolha a posição da numeração da página (preferencialmente no rodapé do documento) para iniciarmos a customização da mesma.

Observe que ao inserir a numeração de página, ela estará em todas as páginas do documento.

Passo 2: O documento precisa estar com as formatações pré-definidas e o sumário criado, então posicione o cursor na página do sumário e em seguida vá para a guia Layout da Página, e no grupo Configurar Página, clique no botão Quebras. Em seguida clique no comando “Quebra de Seção > Próxima Página”.

Figura 1 – Quebrar uma seção no Word para inserir uma página.

O cursor nesse exato poderá criará uma nova página, na qual será iniciada uma nova seção. Pode-se nesse instante apertar a tecla DELETE para apagar a página para novamente aparecer o conteúdo do documento.

Lembre-se que ao criar uma nova seção, o seu documento que inicialmente era de apenas uma seção, ficará com duas sendo que, a primeira seção será a capa inicial e o sumário do seu trabalho e a segunda seção será o corpo do documento.

Passo 3: Vá até o rodapé da página do documento na qual você deseja que a página inicie (a partir do número 1), e então com a numeração da página à vista, vá para guia Ferramentas de Cabeçalho e Rodapé e na categoria Navegação, clique no botão “Vincular ao Anterior”. Isso fará com que haja a quebra de vínculo entre as numerações de páginas na qual você se encontra com a página anterior.

Figura 2 – Opções em Ferramentas de Cabeçalho e Rodapé.

Passo 4: Com o vínculo desfeito, basta agora clicar em Número de Página que se situa na categoria Cabeçalho e Rodapé e então clique em seguida no comando “Iniciar em” que fica em Numeração de página e digite “1”. Isso fará com que a página aonde você se encontra inicie com a numeração 1.

Figura 3 – Caixa de diálogo Formatar número de página.

Passo 5: Para finalizar, vá até a página anterior e na numeração de página localizada no rodapé, delete-o e veja o resultado final . Observe que as numerações que estavam na primeira seção serão deletadas enquanto as numerações de páginas que estão na segunda seção ficarão habilitadas e iniciar-se-ão pelo número 1.

Caso queira alguma funcionalidade específica do pacote Office 2010 (Word, Excel, PowerPoint, OneNote e Outlook), coloque o seu comentário para então inserir o post adequado a necessidade desejada.

Não esqueçam de curtir meu blog!

Obrigado e Abcs!

Taka

Comentários
  1. Luy de Souza disse:

    Muito boa dica, função útil e de fácil utilização, muito bem explicada. Parabéns Eduardo.

  2. neneko disse:

    Show super show, aqui na faculdade NINGUEM SABIA COMO FAZER ESTA FORMATAÇÃO.

    Agora o TCC vai ficar show.

    Parabéns cara!

    Valeu pelo senso de coleguismo a nós formandos.

  3. eu mesmo uai disse:

    VALEU PELA DICA!!! FUNCIONA LEGAL!!!!

  4. Eri Menezes disse:

    Não encontrei explicação melhor. Bem didática, obrigada!

  5. Nana disse:

    Muito obrigado!!!!! Vc não sabe o quanto me ajudou!!!!!

  6. tiemi disse:

    excelente, nossa não sabia como fazer… muito obrigada

  7. Gislaine disse:

    Muitoooooooooooooo obrigada ….você salvou minha vida ……….valeu mesmo !!!!!

  8. Wender disse:

    Parabéns pela instrução, muito útil.

    Muito obrigado mesmo.

    E para fazer o sumério com numeração automática?

    Grato.

  9. eny lopes fernandes disse:

    Taka, ensine-me a baixar o pac office 2010.

  10. amanda disse:

    Muitooo Obrigada, Salvou meu relatório de estágio….Amanda

  11. rOBERTO disse:

    VALEEEEEEEEEEEEEU!

  12. Vitória disse:

    Só eu não consegui? =/

  13. Edinho disse:

    Valeu cara, tava desesperado aqui sem saber como paginar minha monografia.
    Muito obrigado por partilhar essa dica.

  14. Naura disse:

    Parabéns, pela seu estilo didático do texto, fácil de acompanhar.

  15. Ricardo Ramos disse:

    Muito bom artigo. Me ajudou bastante. Parabéns.

  16. Bem objetivo e claro – Muito útil! Obrigado

  17. Bruna disse:

    oi tipo. eu tenho 30 páginas… como faço para que as páginas saiam assim :
    1/30 2/30 3/30 4/30 5/30

  18. jose jr. disse:

    muito obrigado, ajudou bastante.

  19. Franco disse:

    Muito Bom! Ajudou demais…

  20. Francisco disse:

    Nossa! Valeu mesmo! Estou escrevendo uma dissertação e sofria horrores desmembrando os pré-textos, textos e pós-textos em arquivos separados. Agora tenho uma visão mais geral do meu texto, o que ajuda e muito na sua concepção e estética. Parabéns pelo site e obrigado!

  21. André disse:

    vlw, muito bom encontrar pessoas dispostas a ajudar obrigado foi de grade ajuda.

  22. Ademildes disse:

    obrigada, ajudou bastante

  23. Ana Paula disse:

    Muitp obrigado. O seu passo a passo esta perfeito.

  24. Delnogueira disse:

    Ótimas instruções, me ajudou muito, pena que em meu computador essas opções está travada, mas valeu……

  25. Messias Silva disse:

    Parabens pelo tutorial. Este é o melhor e mais claro e muito me ajudou.
    Obrigado

  26. rodrigo disse:

    valeu muito obrigado

  27. Cristina Kneupp disse:

    Fantástica, seu tutorial. Parabéns pela iniciativa.

  28. Pontes disse:

    Muito bom… Já estava farta das dicas inúteis que o povo posta por aí. Obg

  29. Muito obrigada. Muito boas as explicações.

  30. disse:

    Maravilha.. obrigada

  31. SERGIO disse:

    CARA ISSO MIM AJUDOU DE TAL FORMA Q VC NEM IMAGINA VALEU MSM

  32. Agradeço sua ajuda,depois de zapear pela net, achei alguém que me explicasse e eu entendesse,obrigado.

  33. Nai disse:

    Muito Obrigada!! Muito útil e didático

Deixe uma resposta

