Comunicação Inteligente: o que isso significa para as empresas?

É sabido que nos dias de hoje a palavra comunicação tem um peso enorme na capacitação individual e um diferencial gigantesco na competividade entre as companhias. Não ganha aquela que tem mais colaboradores e/ou produtos e serviços a serem entregues, mas aquelas que estão melhores capacitadas entre a integração de velocidade com a tecnologia em uso. Independentemente da plataforma trabalhada, as empresas de software cada vez mais estão apostando num conceito inovador que fará com que os nossos usuários se adequem a uma nova forma de trabalho: Comunicação Inteligente.

TeamComo empresa de tecnologia e atuando em palestras, workshops, treinamentos e consultoria em diversas empresas distribuídas pelo Brasil, posso afirmar que esse novo conceito está trazendo um mundo de inovação e novas formas de trabalho pelo ponto de vista dos usuários estratégicos das empresas. Eles estão enxergando como ser mais produtivo, eficaz, comunicativo e colaborativo com suas informações com seus colegas departamentais e também fora da empresa… e o melhor: tudo num único ambiente interativo, “conversando” com diversas ferramentas e acessível a qualquer usuário sem precisar de muito conhecimento ou investimentos caríssimos que toda empresa passa quando se trata na compra de softwares de gestão e suas customizações.

Quando falo dessa integração, por algum instante alguém pode estar pensando: “… mas ele está falando de sistemas ERPs…”. Não. Sabemos da importância desses aplicativos extremamente complexos e seus custos, mas o que venho colaborar nesse artigo é algo mais simples e… conhecido!!!

No dia a dia, estamos acostumados a ter inúmeros aplicativos abertos em nossos computadores o que ocasiona em algumas situações a queda de performance da máquina, e também nos deparamos com conflitos de versões de arquivos pois, uma vez que aquele documento ou planilha esteja armazenado numa estrutura de rede e acessível para inúmeros usuários, é comum encontrar incidentes como mais de uma versão do mesmo arquivo, salvo em diferentes situações e por diferentes pessoas…

Imagine então estar num ambiente (aplicativo) na qual um gerente comercial possa visualizar todas as oportunidades de vendas. Ou, que ele visualize os relatórios mensais, centralizados e preenchidos por todos num único local da rede e acompanhar as atividades de cada recurso e ter total controle das ações da sua equipe, podendo alterar as estratégias, comunicar em tempo real e modificar instantaneamente uma proposta. E fazendo tudo isso num ambiente em que tenha Word, Excel, PowerPoint e OneNote. Ou seja, integrar a família Office (na qual todos já conhecem) num único ambiente inteligente e adaptável a qualquer dispositivo.

Nesse caso, o gerente comercial basicamente trabalha com as seguintes ferramentas com suas respectivas funções:

  • Outlook: ferramenta de comunicação e colaboração para emails e compromissos;
  • Skype for Business: se a possui, para mensageria e conferências;
  • Word: criação/alteração de propostas;
  • Excel: acompanhamento de vendas, ações e relatórios mensais;
  • PowerPoint: apresentação dos seus produtos e/ou serviços;
  • OneNote: quando utilizado, para criação de atas de reuniões, plano de ação e atividades.

Ele tenta consolidar o máximo de dados do que está acontecendo e para isso, suas informações estão na rede da companhia, acessível para o seu time, porém com problemas de arquivos desatualizados, com diferentes versões e atraso na entrega dos relatórios. Como sua equipe está em campo, usam o tradicional “WhatsApp”, porém suas conversas não serão catalogadas para fins estratégicos, e tão pouco as conferências e treinamentos internos ocorrerão, pois são limitadas pelo aplicativo.

Microsoft Teams: a bola da vez

Teams2

Como especialista em produtividade, nas minhas viagens que faço semanalmente, apresento uma plataforma de tecnologia Nuvem que está “virando a cabeça” de muitas companhias, não pelo fato de ser inovadora, mas pela simplicidade de uso sem a necessidade de treinamentos intensos e complexos.

O Microsoft Teams é uma ferramenta que faz parte da plataforma Microsoft Office 365 e o seu principal objetivo em uso é trazer a praticidade daquilo que você já trabalha, num ambiente que você nunca imaginou que trabalhasse. Explicarei melhor a partir de agora.

Com o Microsoft Teams, o gerente comercial criará um ambiente único e gerenciável, na qual poderá visualizar todas as suas informações e da sua equipe num único local.  No Teams, ele basicamente terá:

Team1

Team2

Team3

Team4

Team5

Team6

Team7

Team8

Team9

Team10

Veredicto

Com o Microsoft Teams, você terá maior controle das informações, dos processos e dos seus projetos. Nele você visualizará todas os dados num único aplicativo, integrará com aplicações Microsoft e não-Microsoft e todas as alterações que forem inseridas por parte da sua equipe, você estará visualizando e acompanhando nele.

Teams3

Além disso, é possível instalar o Teams no seu dispositivo móvel caso queira acessar os dados em qualquer lugar e a qualquer hora. E então entenderá porque as empresas estão adotando essa ferramenta como um novo conceito de produtividade e comunicação para os seus colaboradores.

Fique à vontade em entrar em contato para agendar uma conferência online ou um workshop presencial, ficarei muito grato em influenciar seus colaboradores tecnicamente e produtivamente nessa nova ferramenta da Microsoft. Até mais!

Anúncios

Sobre eduardotaka

Especialista em produtividade corporativa, atua nas áreas de treinamentos, workshops e consultoria, e trabalha com as ferramentas da família Microsoft Office, Office 365, Google Apps entre outros.

Publicado em 12 de março de 2018, em Information Worker, Microsoft Teams, Office 365 e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Learning 365 Blog

Seu canal de informações sobre Cloud

KB 365

Sua base de conhecimento sobre Office 365

André Henrique Buss

0101010101010101 :)

Fabian André Gehrke

SharePoint no dia-a-dia

Rafael Mantovani.Net

Support, Troubleshooting and Knowledge

Mauricio Cassemiro

Seu canal de informações sobre Office 365

Josué Vidal - MVP in System Center Cloud and Datacenter Management

Palestrantes, Colunista, Consultor. Especializado em Computação em Nuvem e Soluções Microsoft

Sara Barbosa

Azure, MS Teams & Office 365, siga esse caminho!